A utilização da câmera de rua ao vivo é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas cidades para promover a segurança pública. Com mais visão sobre o que está acontecendo nas vias públicas, é possível inibir ações criminosas e agir com mais agilidade quando necessário.
Entretanto, muitos gestores públicos ainda desconhecem todos os benefícios dessa tecnologia – que podem ir muito além da segurança da população. Com boas tecnologias cada vez mais acessíveis, por que as cidades não deveriam utilizá-las, não é mesmo?
A seguir, destacamos os principais motivos para ter câmera de rua ao vivo na cidade. Confira.
Por que adotar câmera de rua ao vivo na cidade?
1. Aumento da segurança da população
O principal motivo para o uso de câmera de rua ao vivo é aumentar a vigilância em locais públicos -garantindo a segurança da população. Raramente alguém tentará prejudicá-lo sabendo que suas ações estão sendo gravadas na câmera. Por isso, elas mantêm pessoas e propriedades pessoais e públicas seguras.
2. Identificação de crimes
A polícia pode identificar criminosos com essa tecnologia. Por meio de câmeras de vigilância, é possível evitar a ocorrência de crimes e resolver rapidamente os casos criminais com evidências materiais.
Além disso, as câmeras de vigilância protegem contra roubo de propriedade e vandalismo.
3. Provas em investigações policiais
As imagens de vigilância são sempre uma prova crucial durante uma investigação policial. As câmeras de vigilância já ajudaram a desvendar casos e forneceram uma solução para muitos crimes.
Algumas pessoas tendem a acreditar que câmeras de vigilância em locais públicos não são bem-vindas por invadir a privacidade. O argumento, aqui, no entanto, é por que sair em público se você quer privacidade? As câmeras de vigilância têm o objetivo de manter pessoas e propriedades seguras, e não reduzir o direito de privacidade.
4. Inibição de crimes
Os criminosos têm menos probabilidade de cometer crimes na área se souberem que serão filmados o tempo todo. Atividades inescrupulosas, como furtos em lojas, dificilmente valem a pena para o criminoso quando confrontadas com a possibilidade de ir para a cadeia.
Ter câmeras em locais públicos faz com que as pessoas se sintam seguras, porque, uma vez presentes, elas sabem que um potencial assaltante ou invasor será desencorajado.
As câmeras, por meio de análise de vídeo, agora têm a capacidade de aumentar o zoom para revelar a identidade de alguém, o que pode ser benéfico para a prevenção do crime quando usado da maneira correta. O criminoso pode ser preso rapidamente. Especialmente em casos de sequestro, um vídeo seria uma ótima maneira de rastrear uma pessoa rapidamente.
5. Baixo custo com segurança pública
Com uma tecnologia cada vez mais evoluída, existem muitas opções que podem ser exploradas pelas cidades brasileiras. Ao usar corretamente essas soluções, é possível reduzir os custos com a segurança pública – chegando a uma ótima relação de custo x benefício.
6. Análises inteligentes
A câmera de rua ao vivo está cada vez mais evoluída. O desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento facial e de softwares analíticos permite percepções preditivas muito maiores sobre o comportamento criminoso, e relatórios mais precisos.
7. Aplicações no bem-estar público
Além de todo o seu uso na segurança, a câmera de rua ao vivo também contribui em outras frentes – como controle do trânsito, monitoramento de eventos públicos, identificação da necessidade de ação de profissionais médicos ou bombeiros, visão de desastres ambientais, entre outras.
Você já conhecia esses motivos para ter câmera de rua ao vivo na cidade? Você quer entender melhor como pode explorar essa tecnologia? Então, entre em contato com a equipe da DGT.