Durante anos, as câmeras de segurança são usadas para manter residências e empresas mais seguras. Porém, essa tecnologia também pode ser adotada em locais públicos. As câmeras de monitoramento ao vivo nas cidades são usadas para manter os cidadãos mais seguros enquanto caminham pelas ruas e aproveitam os parques e praças locais.
Ou seja, o uso da tecnologia pode ser um grande aliado da segurança pública. As câmeras de monitoramento ao vivo contribuem com a segurança das pessoas, apoiam as economias locais e melhoram a qualidade de vida dos residentes.
Quer entender melhor como as câmeras de monitoramento ao vivo beneficiam as cidades? Confira as vantagens em utilizar essa tecnologia.
5 vantagens das câmeras de monitoramento ao vivo nas cidades
1. Aumento da segurança para a população
Assim como a segurança da sua casa melhora com um sistema de segurança, uma câmera de monitoramento ao vivo em um espaço público aumenta a segurança da área. Essas câmeras ficam de olho na movimentação e registram qualquer atentado que ocorra. Além disso, os sistemas de vigilância também atuam como um impedimento para que os crimes ocorram, já que desencorajam essas ações.
Além disso, se uma pessoa suspeita ou uma mala desacompanhada for vista em uma área, as autoridades policiais podem liberar o espaço antes que qualquer dano ocorra. Em geral, os sistemas de vigilância em áreas públicas melhoram a segurança e a proteção, ao mesmo tempo em que reforçam a confiança dos cidadãos no governo.
2. Redução das taxas de crimes
Quando um indivíduo sabe que está continuamente sendo monitorado, é menos provável que cometa um ato criminoso.
Vários estudos ajudam a compreender esse fato. Por exemplo, a cidade de Surat reduziu as taxas de criminalidade em 27%, graças à ajuda do projeto “Cidade Segura”, em associação com a gigante da tecnologia Microsoft. Nesse projeto, o departamento de polícia local colaborou com a Microsoft para estabelecer centros de vigilância em toda a cidade, apoiados por um centro de comando e controle remoto.
3. Contribuição no rastreamento de criminosos
Se um crime cometido em um espaço público for filmado, as chances de levar o infrator à justiça são maiores. Com a tecnologia de reconhecimento facial avançando aos trancos e barrancos nos últimos anos, as autoridades policiais podem usar com eficiência esses sistemas sofisticados para identificar e rastrear criminosos com facilidade.
Quer seja um agressor sem histórico ou um criminoso conhecido, fotos dele podem ser divulgadas por meio de cartazes. Isso aumenta ainda mais as chances de ele ser reconhecido em público, ajudando a polícia a localizá-lo.
4. Coleta de pistas e evidências
Na maioria dos casos criminais, as autoridades policiais são incapazes de colocar o infrator atrás das grades por falta de provas. É aqui que as câmeras de monitoramento ao vivo são um grande benefício para a polícia. Elas fornecem um vídeo real do crime que está sendo cometido. Além disso, as câmeras de visão noturna com infravermelho podem capturar atos criminosos mesmo quando eles ocorrem em uma área remota, com pouca ou nenhuma luz.
5. Melhorias na qualidade de vida
Várias cidades inteligentes usam câmeras de monitoramento ao vivo para monitorar remotamente as condições das estradas e o tráfego em tempo real. Isso ajuda as autoridades a tomarem melhores decisões para reduzir o congestionamento. Além disso, câmeras próximas a semáforos ajudam a evitar que os motoristas cortem os sinais e ultrapassem a velocidade, reduzindo, assim, os acidentes nas estradas.
Esses são apenas alguns dos benefícios da vigilância pública. À medida que mais e mais cidades estão prestes a se tornar inteligentes e explorar o potencial da tecnologia, as câmeras de segurança desempenharão um papel significativo na melhoria de vida das pessoas em áreas públicas.
Você já conhecia as vantagens de câmeras de monitoramento ao vivo nas cidades? Ficou com alguma dúvida sobre a utilização dessa tecnologia?