Monitorando a cidade: como garantir mais segurança?

Será que você está monitorando a cidade como deveria? As cidades de hoje enfrentam um amplo espectro de ameaças que vão desde o aumento das taxas de criminalidade até desastres naturais e outras emergências. Para mitigar o impacto dessas situações, as autoridades municipais exigem informações e percepções em tempo real sobre o que está acontecendo dentro e ao redor de seus distritos.

Há um caso crescente de utilização de tecnologias novas e emergentes na busca por cidades mais seguras e eficientes. Nesse contexto, as soluções integradas de segurança de infraestrutura pública fornecem uma estrutura abrangente para uma visão operacional única e holística e acesso a informações visuais, de áudio e localização em tempo real. Essas soluções ajudam a tornar as cidades mais seguras ao capacitar as autoridades para prevenir, gerenciar e responder a potenciais cenários de risco de forma eficaz.

Quer entender melhor como garantir mais segurança monitorando a cidade? Confira ao longo deste artigo.

A segurança pública requer uma abordagem holística

Nos últimos tempos, o surgimento de tecnologias inteligentes está cada vez mais conduzindo a mudança para uma cidade mais segura. Com os avanços nas tecnologias que permitem maior interoperabilidade e fluxo contínuo de informações por meio de redes unificadas, ficou muito fácil coletar e agrupar dados para respostas coordenadas.

Em consonância com essa visão, tem havido uma tendência crescente à medida que as cidades em todo o mundo adotam essas tecnologias em sua busca por uma cidade mais segura.

Um ótimo exemplo disso é a cidade de Londres, que conta com mais de 1,85 milhão de câmeras CCTV estrategicamente colocadas em toda a cidade. Este sistema foi remodelado antes das Olimpíadas de 2012 para incluir uma nova gama de scanners, cartões de identificação biométricos, placas de matrícula e sistemas de reconhecimento facial, recursos de rastreamento de doenças, novos centros de controle policial e postos de controle.

O objetivo final das cidades de hoje é criar um tecido de segurança unificado para garantir uma resposta eficaz a qualquer situação de emergência grave. No centro disso está a tecnologia da informação que permite a integração perfeita de vários componentes individuais em uma visão completa e consolidada da infraestrutura de segurança da cidade.

Soluções integradas para uma cidade segura

Existem vários desafios que as autoridades locais e estaduais enfrentam para garantir altos níveis de segurança. Isso inclui o gerenciamento da mão de obra, equilíbrio orçamentário e incorporação de novas tecnologias.

Neste contexto, as soluções integradas se tornam uma solução eficiente para solução desses desafios. Com visibilidade em tempo real e respostas rápidas, há uma forte necessidade de avançar para sistemas de segurança integrados e informações centralizadas.

Monitorando a cidade com ajuda da tecnologia

Muitos locais já estão monitorando a cidade com ajuda da tecnologia. São muitas as funcionalidades que podem ser aplicadas para isso:

Vigilância por vídeo e análises

Tem havido uma mudança crescente para câmeras baseadas em IP que fornecem vantagens significativas, como escalabilidade, monitoramento remoto pela Internet e fácil classificação de arquivos de vídeo digital. Essas soluções digitais também suportam análises de vídeo inteligentes que aumentam os sistemas de vigilância por vídeo com detecção em tempo real e alertas para eventos definidos.

Monitoramento colaborativo

Muitas cidades costumam ter sistemas de vigilância implantados por vários estabelecimentos públicos e privados. Uma solução de cidade segura com uma estrutura colaborativa pode receber feeds de vídeo desses sistemas e subsistemas para garantir respostas em tempo real.

Reconhecimento automático de placas

Esta solução de vigilância usa reconhecimento óptico de caracteres em imagens para ler as placas dos veículos. Isso é usado principalmente em fronteiras ou sinais de trânsito para identificar e cruzar veículos com um banco de dados de veículos abrangente para fornecer inteligência acionável em caso de roubo de veículos ou outras situações pertinentes.

Sistema de reconhecimento facial

Esta solução é um aplicativo de computador que identifica ou verifica automaticamente uma pessoa a partir de uma imagem digital ou um quadro de vídeo de uma fonte de vídeo. Para isso, é utilizada uma combinação de extração da zona dos olhos e reconhecimento facial na tecnologia de rede neural. Os reconhecimentos independem do ponto de vista e das mudanças faciais (óculos, barba e expressão) – com um curto tempo de processamento e uma alta taxa de reconhecimento.

Você já está monitorando a cidade com o uso da tecnologia para garantir mais segurança? A DGT possui as soluções ideais para que você coloque isso em prática. Visite nossa página!

Mais lidos

plugins premium WordPress