Quando é o momento de apostar em monitoramento de cidades?

Investir ou não investir em monitoramento de cidades? Essa é uma pergunta que muitos gestores estão se fazendo neste momento. Com a evolução da tecnologia, é comum que apostar no monitoramento inteligente se torne uma das pautas nas cidades brasileiras.

A modernização das cidades é um movimento sem volta. Afinal, as novas tecnologias conseguem aumentar a eficiência, reduzir custos e tornar os ambientes mais seguros para todos. Portanto, apostar no monitoramento de cidades é somente uma questão de tempo.

Mas quanto é o momento ideal para apostar em monitoramento de cidades? Descubra logo a seguir.

Quando investir no monitoramento de cidades?

Para determinar o momento ideal para investir no monitoramento de cidades, você pode avaliar alguns pontos importantes: eficiência de serviços, mobilidade e segurança.

Eficiência de serviços

A eficiência de serviços representa o uso de recursos públicos para fornecer um alto nível de serviços ao cidadão. Isso pode variar desde a redução do tempo de resposta a incidentes até a melhoria da gestão de locais públicos – como um estádio.

Neste sentido, o monitoramento de cidades pode ajudar de duas maneiras: facilitando a identificação de perigos potenciais e o reconhecimento de alarmes falsos – aprimorando a experiência das pessoas.

No caso de um incidente, as câmeras de vigilância podem não apenas alertar os serviços de emergência ou autoridades em tempo real, mas também fornecer detalhes cruciais da cena. Isso permite, por exemplo, que o serviço de ambulâncias avalie a situação e venha preparado para atendê-la de maneira adequada.

Mobilidade

As cidades inteligentes usam sistemas de vigilância para melhorar a gestão do tráfego e a mobilidade urbana, tornando as ruas mais seguras e eficientes para todos os usuários. Portanto, o monitoramento de cidades se torna fundamental no monitoramento de redes viárias, cruzamentos e como as pessoas se movem na cidade.

É possível ter uma visão em tempo real do fluxo de tráfego e incidentes – incluindo acidentes, filas e gerenciamento de multidões – que podem atrapalhar o movimento de fluxo livre na cidade.

Isso inclui também a gestão do estacionamento de uma cidade, que pode ser melhorada com estas soluções. Câmeras e análises podem detectar veículos não autorizados estacionados em zonas predefinidas, enquanto também orientam os motoristas para as vagas de estacionamento disponíveis. Isso não apenas ajuda a prevenir congestionamentos ou interrupções, mas também melhora a habitabilidade geral de uma cidade.

Proteção e segurança

A prevenção e resposta ao crime é um dos principais motivadores na implementação de um projeto de monitoramento de cidades, auxiliando as autoridades com vigilância em tempo real que pode detectar possíveis incidentes e gerenciá-los conforme acontecem.

A cidade de Detroit, por exemplo, conseguiu reduzir a criminalidade em 50% graças ao Projeto Green Light, uma iniciativa inteligente que usa câmeras públicas e privadas para identificar crimes na cidade. A rede de câmeras tem duas funções: fornecem evidências críticas para investigações e desencorajam possíveis criminosos de cometer crimes, já que todas as câmeras envolvidas no projeto possuem uma luz verde de identificação.

Ao adicionar áudio de rede, é possível usar avisos de áudio (por exemplo, acionados por intrusão ou outros tipos de análise) para deter o criminoso ou alertar os guardas de segurança. Em combinação com recursos de detecção de som, o sistema permite a detecção e o reconhecimento de sons predefinidos que geralmente estão relacionados a uma ameaça, como vidros quebrados ou gritos. Especialmente em espaços públicos, esta pode ser uma solução útil para detectar situações perigosas e permitir ações antes que aumentem.

O corpo de bombeiros também pode se beneficiar do uso de redes de segurança. As cidades inteligentes podem adotar sensores que tornam mais fácil detectar um incêndio em desenvolvimento e notificar automaticamente os bombeiros. As câmeras também se tornam uma ferramenta forense útil para investigação de crime, no caso de um incêndio ter sido iniciado intencionalmente.

Está na hora de apostar no monitoramento?

Se você sente que a sua cidade pode evoluir em termos de eficiência, mobilidade e/ou segurança, este pode ser o momento ideal para apostar no monitoramento!

A DGT possui as soluções ideais para implementação de videomonitoramento e smart city. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo!

Mais lidos

plugins premium WordPress