O que você deve saber sobre segurança patrimonial e controle de acesso

A segurança patrimonial possui uma forte dependência do controle de acesso. Em uma situação em que as pessoas não autorizadas não conseguem entrar nas dependências de uma empresa, a proteção se torna muito maior, não é?

Conceder a alguém o controle de acesso pressupõe autorização para usar, consumir ou de outra forma controlar o bem protegido. Esteja você tentando proteger sua propriedade intelectual de possíveis falsificadores ou tentando proteger seus pertences de ladrões, todo sistema de segurança começa com o modo como você controla o acesso à sua empresa.

Quer entender melhor a relação entre segurança patrimonial e controle de acesso? Confira logo a seguir!

O que é um sistema de controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso, em sua forma mais básica, é uma maneira de garantir que apenas pessoas autorizadas possam entrar em seu edifício. Isso adiciona uma camada adicional de segurança e proteção para seus funcionários, informações e ativos.

Com a maioria dos sistemas de controle de acesso, as chaves tradicionais não são usadas. Em vez disso, você usará um cartão-chave, tag, leitor de cartão ou outro sistema sem toque para entrar em um edifício.

Benefícios dos sistemas de controle de acesso

A instalação de um sistema de controle de acesso do edifício tem inúmeras vantagens. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Maior segurança e proteção

Os sistemas de controle de acesso promovem a segurança patrimonial e aumentam a proteção das pessoas que circulam pela empresa.

É possível atribuir autorização às pessoas com base em onde elas são permitidas em um edifício. Por exemplo, uma equipe de manutenção pode ter acesso a salas de controle, onde os clientes não podem. Isso ajuda a prevenir possíveis crimes e vandalismo.

Ao saber quem entra e sai da empresa, se ocorrer um incidente, os administradores podem saber quem estava no prédio no momento. Eles também podem proibir o acesso no futuro. Além disso, a restrição do acesso promove um ambiente de trabalho mais seguro.

Áreas restritas de fácil segurança

Os sistemas de controle de acesso permitem que os administradores programem quem são os usuários autorizados – podendo realizar alteração dessas configurações quando necessário.

Não há necessidade de monitorar continuamente o sistema quando os critérios são definidos. Isso dá ao funcionário liberdade de movimento para chegar onde e quando for necessário, mesmo fora do horário de expediente. Isso inclui o gerenciamento inteligente de propriedades que permite que diferentes locais sejam gerenciados no mesmo sistema para que os administradores possam monitorar melhor todos os seus locais.

Redução de custos

As chaves tradicionais são perdidas, são caras para substituir e você pode precisar de várias para abranger todas as salas da sua empresa. O sistema de controle de acesso ameniza esse problema. A tecnologia do smartphone aliada ao controle de acesso é um belo casamento.

Maior comodidade

A capacidade de caminhar até uma porta e passar o cartão-chave, tag ou aceno seu telefone na frente do sensor para obter acesso fornece uma quantidade considerável de conveniência para os funcionários.

Dispositivos de controle de acesso

Já vimos como o controle de acesso gera vários benefícios para a segurança patrimonial. Mas como isso é colocado em prática?

O número e o tipo de dispositivos de controle de acesso variam de acordo com a complexidade do sistema. Veja quais são três tipos básicos de leitores disponíveis nos sistemas de segurança:

  • Leitores básicos. Os usuários obtêm acesso inserindo um PIN em um teclado que aciona um mecanismo de travamento para destravar a porta. O sistema não toma decisões sobre quem tem permissão para entrar, mas simplesmente dá acesso a qualquer pessoa com um código.
  • Leitores semi-inteligentes. Esses leitores têm tudo o que é necessário para controlar uma porta, mas não tomam decisões de acesso com base em quem está tentando entrar. Se uma pessoa apresentar um cartão ou inserir um PIN, o leitor retransmite as informações para o controlador principal e aguarda uma resposta. Esses sistemas podem ser ajustados para permitir o acesso de certas pessoas a determinados lugares, mas sempre requer que uma pessoa insira esse acesso no controlador.
  • Leitores inteligentes. Controlando pontos de acesso como leitores semi-inteligentes, os leitores inteligentes levam a tecnologia um passo adiante, conectando-se diretamente a um sistema que pode integrar totalmente as informações de acesso, rastrear o paradeiro de uma pessoa, registrar atividades e fornecer ao proprietário uma visão geral do que é acontecendo enquanto eles estão fora.

Você já conhecia a relação entre segurança patrimonial e controle de acesso? Quer levar essa tecnologia para a sua empresa? Então conheça as soluções da DGT!

Mais lidos

plugins premium WordPress