Checklist para implementar um sistema de videomonitoramento na sua empresa

Você deseja implementar um sistema de videomonitoramento na sua empresa? Esse é um recurso muito usado para aumentar a segurança e afastar pessoas mal intencionadas nas organizações brasileiras, mas colocar isso em prática desperta dúvidas entre os gestores.

Afinal, como é o processo para implementar um sistema de videomonitoramento? Quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso do projeto? Para solucionar essas dúvidas, veremos um checklist logo a seguir!

5 passos para implementar um sistema de videomonitoramento na sua empresa

1. Seja claro sobre seus objetivos

Por que você deseja implementar um sistema de videomonitoramento? Como será usado na empresa? A resposta óbvia para isso seria ter “melhor segurança”, mas “melhor segurança” significa coisas diferentes para empresas diferentes.

Quanto mais específico você puder ser sobre como deseja usar o videomonitoramento para sua segurança, mais personalizada pode ser a solução. Por exemplo, os varejistas podem precisar de câmeras para evitar perdas por roubo na loja, enquanto o proprietário de um local industrial pode se concentrar mais na proteção de seu perímetro e processo de produção.

Observando como seu sistema funcionará para as necessidades de sua empresa, você pode determinar os principais recursos de que necessita. Isso começará a apontar para alguns requisitos de hardware específicos. Certifique-se de especificar uma solução que atenda a todos os seus requisitos, sem pagar por funcionalidades desnecessárias.

2. Considere a infraestrutura de dados

Os atuais sistemas de videomonitoramento de alta resolução criam muitos dados. Esses dados precisam ser transmitidos e armazenados. Que implicações isso pode ter em sua infraestrutura existente? Mais do que câmeras, é preciso pensar em todo o sistema por trás do monitoramento.

3. Saiba como você vai medir o ROI

Todas as despesas de uma empresa precisam gerar um retorno, portanto, uma solução de segurança e vigilância não deve ser diferente. Você precisa observar de perto como é esse retorno para o seu negócio e quanto você está disposto a investir com base nisso.

Para alguns negócios, isso pode ser mais tangível do que outros: por exemplo, um varejista pode identificar uma redução na perda por roubo como um retorno claro, enquanto para outros negócios o retorno é mais indireto e mais difícil de quantificar. Exemplos de tal retorno indireto podem ser custos de seguro diminuídos, eficiência operacional aumentada ou satisfação do cliente aumentada.

4. Faça uma lista de prioridades

Sempre haverá restrições orçamentárias ao investir em tecnologia, por isso é importante também olhar para onde os compromissos podem ser feitos. Depois de ter uma visão clara de seus recursos essenciais e do orçamento disponível, você pode fazer uma escolha objetiva sobre o que é “obrigatório” e o que é “bom ter”.

5. Encontre o parceiro ideal

Por fim, é preciso encontrar o parceiro ideal que possa implementar um sistema de videomonitoramento conforme você precisa para sua empresa. E certamente a DGT pode oferecer a solução ideal para o seu negócio.

A instalação de monitoramento em espaços fechados da DGT garante a segurança e um controle maior desses ambientes. Nossos serviços de videomonitoramento atendem aos mais diversos espaços:

– Aeroportos e portos;
– Bairros e ruas estratégicas, centros de convenções e estádios;
– Centrais de atendimento ao público;
– Condomínios residenciais e comerciais;
– Empresas e indústrias;
– Escolas;
– Eventos e comemorações;
– Hospitais e postos de saúde;
– Monitoramento de prédios e locais públicos;
– Parques de diversão e lazer;
– Prefeituras, órgãos públicos e instituições bancárias;
– Secretarias de obras;
– 00Segurança pública, trânsito, transportes urbanos, órgãos de fiscalização e Defesa Civil.

A DGT também implanta o conceito de central de comando e controle, que tem por objetivo proporcionar a integração de softwares e hardwares inteligentes gerindo todo o aparato de segurança para uma gestão. Isso significa redução dos custos operacionais e efetividade no pronto atendimento.

Além disso, ainda existe um cuidado com seu sistema de segurança eletrônica por meio da prestação de serviços de manutenção.

Você gostou do checklist para implementar um sistema de videomonitoramento na sua empresa? Quer conhecer melhor as soluções da DGT? Então visite nossa página!

Mais lidos

plugins premium WordPress