A importância do controle de acesso na gestão hospitalar

O controle de acesso na gestão hospitalar pode ser responsável por vários benefícios: segurança do hospital, lidar com dados confidenciais, rápido acesso aos profissionais, controle de visitantes, entre outros.

Com a evolução das formas de controle de acesso, não é mais preciso depender de processos manuais – que causam demora e estão sujeitos a falha. Em vez disso, a tecnologia fica encarregada de controlar o acesso com qualidade e eficiência.

Quer entender melhor a importância do controle de acesso na gestão hospitalar? Confira logo a seguir!

Benefícios do controle de acesso na gestão hospitalar

1. Segurança de dados

Como os hospitais lidam com informações de saúde e informações de identificação pessoal, seus sistemas de segurança devem proteger os dados sigilosos a todo custo.

Pense nas situações em que uma violação de dados hospitalares chega às manchetes – gerando uma grande comoção entre os pacientes que estão naturalmente preocupados com o que aconteceu com seus registros médicos, históricos de pacientes e informações de pagamento.

Portanto, as pessoas encarregadas de proteger as informações médicas confidenciais têm a importante tarefa de manter o devido cuidado para atender a todos os requisitos regulamentares de dados. E uma das formas mais eficientes e evitar acesso indevido às informações é implementar medidas de controle de acesso.

2. Segurança física

Os estabelecimentos de saúde também devem tomar medidas para garantir a segurança física. Existem todos os tipos de materiais sensíveis armazenados em centros de saúde – como medicamentos e equipamentos médicos. Esses itens devem ser mantidos em um local seguro, acessível apenas por pessoal autorizado.

Frequentemente, também há áreas que precisam implementar segurança extra para conceder acesso a apenas algumas pessoas. Por exemplo, maternidades, salas de emergência, unidades de terapia intensiva e outras áreas sensíveis geralmente exigem sistemas de controle de acesso para limitar o tráfego.

Além disso, hospitais e outros centros que têm pacientes durante a noite e turnos noturnos devem fazer o que puderem para manter os pacientes e membros da equipe seguros em todos os momentos. Os sistemas de controle de acesso podem vir equipados com mecanismos de travamento de alto nível, alarmes e muito mais para garantir que a chance de roubo seja reduzida ao máximo.

3. Acesso eficiente

Outro uso importante do controle de acesso na gestão hospitalar é a permissão para que pessoas autorizadas circulem com mais eficiência. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade de todos os profissionais do hospital e evitar complicações desnecessárias.

Opções de segurança e controle de acesso disponíveis

Aqui estão alguns tipos diferentes de controle de acesso que a gestão hospitalar pode adotar:

  • Cartões magnéticos. Os cartões magnéticos são uma forma comum de controle de acesso em instalações de saúde e hospitais. Cada funcionário recebe seu próprio cartão, com suas credenciais de acesso programadas. Seus cartões também costumam incluir uma identificação com foto, para fins de segurança extra. Com isso, cada membro da equipe pode usar seu cartão para acessar várias portas em toda a instalação.
  • Teclados com senha. Os teclados com senha envolvem um mecanismo de travamento em cada porta, que concede acesso com base em uma senha que cada membro da equipe deve digitar. Os sistemas de controle de acesso com leitores de teclado podem ser programados para exigir uma senha diferente em cada porta, como uma medida extra de segurança. No entanto, existem algumas desvantagens para leitores de teclado. Por exemplo, eles não permitem a entrada sem toque e as senhas podem ser transmitidas acidentalmente a pessoas não autorizadas.
  • Sistemas biométricos. Leitores biométricos são sistemas de controle de acesso de alto nível. Eles exigem que membros autorizados da equipe insiram suas impressões digitais para entrar em cada porta. Às vezes, eles até fornecem recursos de reconhecimento facial. Este tipo de controle de acesso é altamente confiável e reduz a possibilidade de acesso não autorizado.
  • Sistemas baseados em nuvem. O controle de acesso baseado em nuvem normalmente envolve a concessão de acesso por meio de dispositivos móveis pessoais dos membros da equipe. Geralmente, os membros da equipe baixam um aplicativo para o smartphone, que gera um código quando precisam entrar em cada porta. Isso geralmente é verificado pelo leitor de controle de acesso, que permite o acesso.

 

Você já conhecia a importância do controle de acesso na gestão hospitalar? A DGT possui diversas soluções de controle de acesso para o seu negócio. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo!

Mais lidos

plugins premium WordPress