Você já considerou a utilização de uma catraca de acesso para empresa? Essa é uma alternativa muito explorada pelas organizações brasileiras que desejam reforçar a sua segurança.
A segurança é uma preocupação crescente no mundo de hoje. Desde hackers que acessam informações valiosas até invasores que ameaçam a segurança de pessoas e propriedades, as empresas estão reconhecendo a necessidade de melhor segurança.
Para melhorar a segurança física de edifícios e instalações, uma das melhores opções é muitas vezes o uso de catraca de acesso para empresa para controlar o acesso de funcionários e visitantes.
A seguir destaca as vantagens de usar uma catraca de acesso para empresa em vez de uma porta. Acompanhe!
4 razões para adotar catraca de acesso para empresa
1. Segurança aprimorada
As catracas fornecem controle de acesso superior, detectando e impedindo entradas não autorizadas.
Ao entrar em uma instalação, geralmente o primeiro ponto de entrada é por uma porta. Uma solução comum para proteger a instalação é adicionar um cartão ou leitor biométrico e travas elétricas à porta. Embora um leitor e uma fechadura exijam uma credencial válida para destrancar a porta, ele não pode controlar por quanto tempo a porta fica aberta ou quantas pessoas entram.
Ou seja, indivíduos não autorizados podem seguir o pessoal autorizado através da porta de segurança, resultando em um problema de segurança. Além disso, uma porta não pode isolar a direção da passagem autorizada. Por exemplo, se uma porta for ativada para a entrada, ela não poderá impedir a saída ao mesmo tempo enquanto estiver aberta.
Ao contrário das portas, as catracas podem limitar o número de pessoas que podem entrar ou sair em cada credencial apresentada e controlar a direção da passagem. Para entrar pela catraca, a pessoa deve primeiro apresentar uma credencial válida. Isso sinaliza as barreiras para destravar e permitir a passagem de uma pessoa antes de travar novamente.
Algumas catracas têm recursos de detecção aprimorados para reconhecer e notificar casos como utilização não autorizada e passagem forçada. Uma tentativa de entrada não autorizada irá disparar um alarme, notificar o usuário e alertar o centro de controle sobre o problema.
2. Integração de controle de acesso
Uma catraca de acesso para empresa se integra facilmente ao sistema de controle de acesso de um edifício.
O sistema de controle de acesso permite que as catracas funcionem em conjunto com portas, câmeras e outros equipamentos de segurança para garantir que apenas indivíduos autorizados específicos usem a entrada.
Esse sistema pode fornecer informações úteis, como a identidade específica, hora e localização de cada pessoa que entrou e saiu da instalação. Além disso, essa integração também pode incluir a exibição de dados ao vivo que podem ser usados pela gerência para rastrear visitantes, apontar locais de alarme e identificar ameaças de segurança potenciais.
Quando um usuário apresenta uma credencial, o sistema de controle de acesso comunica com a catraca se a credencial é válida ou não e se a passagem é permitida. Assim que ocorre uma passagem, a catraca imediatamente comunica de volta ao sistema de controle de acesso que a passagem ocorreu. Quando apresentado com credenciais inválidas, o sistema de controle de acesso sinaliza a catraca para notificar o usuário de que sua credencial não foi aceita.
3. Flexibilidade operacional
As catracas melhoram as operações das instalações, agilizando o processo de entrada.
As catracas acomodam uma ampla variedade de leitores de credenciais, permitindo às empresas a opção de usar praticamente qualquer tipo de mídia para autorizar a entrada: códigos de barras, tarja magnética, cartões de proximidade ou biometria.
Os leitores instalados com as catracas permitem que os usuários apresentem suas próprias credenciais para obter acesso. Essa função de autovalidação diminui a carga sobre recepcionistas e guardas de segurança, permitindo que eles se concentrem em suas funções principais de trabalho em vez de ter que verificar as credenciais.
4. Controle multidirecional
As catracas podem operar em uma única direção ou bidireccionalmente. Os modos de passagem são independentes para cada direção e incluem passagem livre, passagem controlada ou travada.
- O modo passe livre permite a entrada sem autorização – frequentemente usado quando os usuários não precisam fazer o cartão para sair.
- A passagem controlada requer uma credencial válida antes de permitir a entrada.
- O modo bloqueado permanece bloqueado e não permite a entrada, mesmo quando apresentado com uma credencial válida.
A gerência pode agendar modos específicos para ativação em determinados horários do dia para atender aos requisitos operacionais. Por exemplo, mais catracas podem ser configuradas como entrada apenas durante as horas da manhã, quando os funcionários estão chegando ao trabalho, e depois mudadas para apenas saída à tarde, quando os funcionários estão saindo. As catracas também podem ser bloqueadas à noite e nos fins de semana, quando a empresa está fechada.
Você já conhecia essas razões para adotar uma catraca de acesso para empresa? A DGT pode ajudá-lo a levar as melhores tecnologias de controle de acesso para a sua organização. Visite nossa página!