5 soluções de smart city que você precisa conhecer
Todo mundo está falando sobre cidades inteligentes hoje em dia. Mas você realmente sabe o que compreende o conceito de uma smart city? E, mais ainda, sabe quais são as principais soluções que podem ser incorporadas para tornar uma cidade mais inteligente?
Neste artigo vamos conferir as 5 principais soluções inteligentes que irão, definitivamente, mudar a vida das pessoas que vivem em áreas urbanas. Confira!
Soluções de smart city que podem transformar sua cidade
1. Controle de tráfego inteligente e atualizações em tempo real
Os engarrafamentos são, sem dúvida, um dos principais problemas das cidades modernas. Eles causam estresse, perda de tempo e dinheiro e, acima de tudo, CO2 adicional é emitido em nossa atmosfera. Mas e se disséssemos que existe uma tecnologia que pode acabar com os engarrafamentos para sempre? Esta tecnologia inovadora baseia-se no controle inteligente dos semáforos.
O segredo está nas atualizações em tempo real. Os atuais sistemas de gerenciamento de tráfego são limitados quando se trata do ajuste de tempo às condições de tráfego em tempo real. O sistema tradicional de semáforos não consegue reconhecer quando há uma perturbação no trânsito (por exemplo, um acidente de carro). Por esse motivo, um sistema de gerenciamento de tráfego inteligente deve ajudar as cidades a gerenciar o fluxo de tráfego com mais facilidade.
As atualizações em tempo real são baseadas em previsões de tempo precisas, insights de tráfego e para detectar o número de veículos que aguardam o sinal verde, dando prioridade aos cruzamentos que se aproximam do transporte público. Esse sistema de gerenciamento de tráfego “futurista” já está em uso em Pittsburgh, EUA, desde 2016. Desde então, o tempo de deslocamento na cidade foi reduzido em 25% e os engarrafamentos caíram 40% graças a sensores e câmeras em todos os semáforos.
2. Estacionamento automático inteligente
Com cada vez mais veículos trafegando pelas cidades, precisamos de mais vagas de estacionamento do que nunca. No entanto, construir mais vagas de estacionamento nem sempre é possível, especialmente nas grandes cidades e áreas urbanas maiores. É por isso que há a necessidade de um sistema de estacionamento inteligente.
Com uma solução de estacionamento automático inteligente, as pessoas podem facilmente proteger suas vagas de estacionamento e evitar a busca interminável por uma vaga livre. Além de gastar menos tempo procurando vagas de estacionamento, o estacionamento inteligente trará menos poluição e emissão de CO2 e, em geral, menos consumo de combustível.
3. Cobertura Wi-Fi completa
Um dos fatores-chave para o sucesso da IoT e o futuro das cidades inteligentes é, sem dúvida, uma conexão Wi-Fi. Mais da metade da população mundial já vive em grandes cidades, e esse número continuará crescendo. Espera-se que até 2050 mais de 2,5 bilhões de pessoas terão áreas urbanas habitadas. Com esses números em mente, é apenas uma questão de tempo até que todas as cidades introduzam conexões sem fio.
Com uma conexão Wi-Fi estável, as cidades inteligentes serão mais fáceis de gerenciar e manter. E não apenas isso – a internet sem fio aumentará a produtividade, a vida dos cidadãos e reduzirá seus custos. Por exemplo, não haverá necessidade de dados de internet móvel. O Wi-Fi gratuito nas cidades ajudará a diminuir a exclusão digital e garantirá acesso conveniente à informação para aqueles que não têm acesso à internet, além de ajudar aqueles que têm uma conexão ruim.
4. Iluminação pública inteligente
Segundo pesquisas dos últimos anos, entre 18% e 38% das contas de energia vão para a iluminação pública. O sistema clássico de iluminação pública funciona apenas em duas opções (ligar ou desligar). Porém, isso não é eficaz, pois pode levar a quedas de energia devido à tensão de pico contínua. Além disso, a iluminação é distribuída igualmente em todas as áreas, causando grande desperdício de energia. Mas como otimizar as redes inteligentes de iluminação pública sem comprometer a segurança do cidadão?
A resposta está em um protótipo projetado para monitorar a iluminação pública. A ideia é integrar um sistema que detecte a presença humana e ajuste a intensidade da luz. As luzes seriam monitoradas remotamente e assim seria mais fácil identificar quedas de energia em toda a cidade.
Esse tipo de sistema inteligente já está sendo implementado na Holanda. A Tvilight é uma empresa holandesa especializada em sensores de iluminação pública, controles de iluminação pública sem fio e software de gerenciamento de iluminação pública conectado. Até agora, eles colocaram sensores de movimento em mais de 100 estações de trem na Holanda. Outra inovação empolgante é o aplicativo móvel GeoLight, que dá aos cidadãos a capacidade de controlar a intensidade das luzes da rua a partir de seus smartphones. Isso permite que eles aumentem a iluminação, que diminuirá gradualmente à medida que passam pelos postes de luz.
5. Controle de acesso
As medidas de segurança das cidades incluem o uso de tecnologias que protegem pessoas, instalações e seus terrenos – evitando invasões não autorizadas. Alguns tipos de controles de acesso incluem:
– Cercas e muros
– Sistema de videomonitoramento
– Sensores de movimento
– Sistema de identificação de impressão digital
–Barreiras para pedestres
Por exemplo, os sensores de movimento são essenciais se uma cidade planeja implementar um sistema de iluminação inteligente. E com câmeras de vigilância, será mais fácil monitorar crimes, desastres naturais e outras emergências nas grandes cidades.
Vejamos Londres – mais de 600.000 câmeras são colocadas em toda a cidade. Estudos mostraram que a instalação desse sistema de videomonitoramento em Londres resultou em uma redução substancial nas taxas de criminalidade, mas apenas em algumas áreas. Os crimes cometidos em estacionamentos caíram 51% e os de transporte público, 23%.
Você gostou das soluções de smart city que vimos neste artigo? Quer levar essa tecnologia para a sua cidade? Então venha conhecer as soluções da DGT!
Deixe um comentário