6 práticas de segurança empresarial para 2022

Mauricio Loeser

28 de fevereiro de 2022

Manter-se atualizado em relação às melhores práticas de segurança empresarial é fundamental para proteger o patrimônio e as pessoas da organização. Afinal, as pessoas mal intencionadas também estão evoluindo seus métodos para explorar vulnerabilidades.

Mas você sabe quais são as tendências em segurança empresarial para 2022? Confira logo a seguir!

 

Melhores práticas de segurança empresarial para 2022

 

1. Gerenciamento do acesso às instalações

Os sistemas de controle de acesso baseados na nuvem fornecerão uma abordagem mais flexível para gerenciar o acesso de funcionários ou visitantes a edifícios ou áreas relacionadas, como estacionamentos.

Por exemplo, as equipes de segurança podem fornecer aos visitantes e funcionários acesso temporário a um prédio remotamente sem precisar se registrar na recepção. Ao enviar credenciais baseadas em telefones celulares, as equipes de segurança podem permitir que os visitantes façam check-in de maneira rápida e fácil.

Já os funcionários que acessam um prédio regularmente podem usar uma variedade de dispositivos para apresentar suas credenciais – como smartphones, cartões-chave eletrônicos, técnicas biométricas e dispositivos vestíveis como relógios. Os dados dos dispositivos são gerenciados na nuvem para conceder acesso e manter registros para controle e conformidade.

2. Gerenciando do acesso interno

Manter a segurança empresarial para 2022 requer a capacidade de manter o mesmo nível e equilíbrio de conveniência e segurança quando funcionários e visitantes estiverem se movimentando pelo prédio. A mesma variedade de técnicas de acesso será importante à medida que as pessoas se deslocam de andar em andar ou entram em áreas como salas de reunião, banheiros ou elevadores.

Ao gerenciar o acesso a diferentes áreas do edifício, os sistemas de segurança física também fornecerão dados valiosos sobre o uso das instalações. Esses dados ajudarão as empresas a gerenciar suas instalações com mais eficiência e tomar decisões sobre a ampliação ou redução das instalações à medida que os escritórios reabrem e o número de funcionários permanentemente no local varia.

3. Monitoramento constante

As câmeras de segurança continuarão sendo importantes para gerenciar o movimento dentro e ao redor da empresa. Isso é essencial para a segurança dos bens e proteção das pessoas.

Além disso, enquanto o coronavírus permanecer em circulação, será essencial manter um certo distanciamento social e minimizar o risco de superlotação em áreas como recepções ou corredores. As câmeras de segurança podem gerenciar números em espaços de alta prioridade e alertar as equipes de segurança para responder fechando áreas ou criando desvios para rotas alternativas.

4. Gerenciamento remoto

A adoção de sistemas de controle de acesso baseados em nuvem continuará a simplificar o gerenciamento de segurança física. Os sistemas baseados em nuvem não exigem infraestrutura de servidor físico no local e podem ser gerenciados de qualquer local com conexão à internet.

Como as violações de segurança física podem ocorrer a qualquer momento, o gerenciamento é uma operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com sistemas baseados em nuvem, as equipes de segurança não precisam mais estar no local para gerenciar sistemas ou responder a incidentes. Isso facilita a manutenção das operações e oferece à equipe de segurança a opção de trabalho flexível ou híbrido.

5. Atualização e automação de sistemas

Embora os sistemas de segurança baseados em nuvem tornem o acesso e o gerenciamento mais simples e convenientes, eles também abrem oportunidades para novas e emergentes formas de ataque.

Se hackers e outros criminosos cibernéticos puderem acessar remotamente os sistemas de segurança física na nuvem, eles poderão comprometer os sistemas e realizar outras formas de ataque. Isso torna essencial a adoção de soluções baseadas em nuvem que incluem atualizações e alertas automatizados para proteção contra as vulnerabilidades mais recentes.

Também será importante manter as credenciais de segurança atualizadas para minimizar a vulnerabilidade. Com a crescente adoção de arranjos de trabalho híbridos, isso pode ser difícil. Os sistemas em nuvem que incorporam níveis mais altos de automação podem gerenciar o processo e desativar quaisquer credenciais desatualizadas.

6. Implantação de análise de vídeo

As soluções de análise de vídeo estão em alta demanda nos últimos anos. Mais empresas estão interessadas em investir em técnicas de Inteligência Artificial – e isso continua a aumentar o poder da análise. Isso adiciona uma camada extra de segurança empresarial.

Você já conhecia as principais práticas de segurança empresarial para 2022? Quer modernizar o sistema de segurança da sua empresa? Então conheça as soluções da DGT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *