7 benefícios dos edifícios inteligentes

Lucas Arruda

15 de agosto de 2022

Os edifícios inteligentes estão cada vez mais populares em todo o mundo – e começam a crescer no Brasil. Mas você já conhece os benefícios que essas construções oferecem?

Confira neste artigo os principais benefícios dos edifícios inteligentes!

O que é um edifício inteligente?

Um edifício inteligente é definido como uma instalação que oferece produtividade e rentabilidade otimizando quatro fatores principais:

Estrutura

Sistemas

Serviços

Gestão

Na prática, os edifícios inteligentes são projetados para interação humana intuitiva. Eles usam dados de ocupantes para facilitar a eficiência, funcionalidade e conforto.

Graças aos edifícios inteligentes, você pode dar adeus à ineficiência e gastos excessivos com construção ou uso de edifícios. Eles contam com a tecnologia e a Internet das Coisas para garantir essas soluções. Em um edifício inteligente, tudo está conectado, desde a iluminação até a segurança.

Ao contar com sensores, incluindo contadores de pessoas ou sensores de ocupação, é fácil adquirir dados acionáveis sobre como o edifício é usado. E os administradores podem confiar nesses dados para melhorar a eficiência geral do edifício.

7 benefícios dos edifícios inteligentes

1. Redução do consumo de energia

Os valores podem variar dependendo dos edifícios e sistemas. No entanto, você provavelmente reduzirá o consumo geral de energia em seu prédio em cerca de 5% a 35% confiando em tecnologia inteligente. Isso se traduz em enormes economias financeiras e uma abordagem sustentável mais eficaz.

2. Melhoria da eficiência geral da construção

Edifícios inteligentes contam com sensores discretos que fornecem dados anônimos sobre o uso de todo o edifício. Portanto, os sistemas inteligentes podem fazer ajustes em tempo real – como alterações no ar-condicionado ou na iluminação.

Além disso, esses sensores também ajudarão a identificar áreas que são usadas em excesso ou subutilizadas. Assim, eles ajudarão você a tomar a decisão sobre como otimizar a utilização do espaço.

3. Auxílio na manutenção preditiva

Quando gerenciados manualmente, os custos de manutenção provavelmente se acumularão. No entanto, sem o esforço de manutenção, o equipamento precisa de substituição frequente, o que pode ser caro. Com tecnologia inteligente em seu prédio, você pode contar com manutenção preditiva.

Os sensores detectarão o desempenho geral do edifício e ativarão os procedimentos de manutenção antes que qualquer alerta seja acionado. Se você tiver uma visão geral de como o edifício funciona e é usado, você pode implementar a manutenção no momento certo.

4. Melhoria da produtividade

Edifícios inteligentes são projetados especificamente para proporcionar uma experiência confortável a todos os ocupantes. Eles visam elevar os padrões, garantindo a saúde e a segurança geral de todos.

As pessoas são continuamente produtivas em edifícios inteligentes, pois há monitoramento contínuo do uso do edifício, ajustando os sistemas relevantes para garantir que todos tenham o que precisam.

5. Redução de custos

Edifícios inteligentes são projetados para reduzir efetivamente os custos, pois a instalação opera com mais eficiência energética. Em prédios comerciais, isso pode refletir em custos menores para as empresas que se instalam no edifício. Já em prédios residenciais, isso reflete em despesas mensais menores.

6. Maior satisfação dos ocupantes

Edifícios inteligentes oferecem iluminação melhorada, melhor qualidade do fluxo de ar, maior conforto térmico, maior segurança e instalações sanitárias de qualidade. Tudo para que seja alcançado maior conforto dos ocupantes.

Em prédios comerciais, esse pode se tornar um diferencial competitivo. Afinal, as empresas podem se beneficiar de uma maior taxa de retenção de funcionários, pois as pessoas vão gostar de trabalhar todos os dias e experimentar um espaço de trabalho tão confortável.

7. Segurança aprimorada

Outro benefício dos edifícios inteligentes é a segurança aprimorada. Dispositivos de segurança inteligentes como videomonitoramento, alarmes e controle de acesso reforçam a proteção para as pessoas e patrimônio.

Além disso, todas as informações coletadas por esses dispositivos podem ser cruzadas e gerenciadas à distância. Ou seja, é fácil implementar e administrar as tecnologias de ponta que protegem um edifício inteligente.

Você já conhecia os benefícios dos edifícios inteligentes? Quer conhecer as tecnologias que podem gerar benefícios em um prédio? Então visite o site da DGT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *