Case de Sucesso: Solução de Monitoramento Inteligente (Secretaria de Segurança Pública-RS)
Histórico
A Secretaria da Segurança Pública tem por missão preservar a ordem pública, garantindo os direitos fundamentais da pessoa por meio de políticas de controle da criminalidade e da violência, visando o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida no estado do Rio Grande do Sul. O órgão público sentiu a necessidade de modernizar sua forma de atuação adotando tecnologias de última geração, como inteligência artificial e big data, para aumentar a eficiência em suas atividades.
Desafio
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) é responsável por realizar ações e políticas de combate à criminalidade, entre elas o roubo de veículos. O problema é que a análise de placas era feita de forma manual no sistema, o que tornava a ação policial mais lenta e, consequentemente, menos eficaz. As informações também eram descentralizadas, tornando menos ágil a consulta pelas informações necessárias para agir. Estava claro que era necessário automatizar a coleta e análise por meio de sistemas inteligentes.
Solução
Logo no início do projeto, foram mapeados os municípios com maiores índices de criminalidade para implantar a solução inicialmente. Entre as tecnologias adotadas, estão as soluções de cercamento eletrônico e implementação de softwares e hardwares de alta tecnologia, além da prestação da manutenção preventiva e corretiva a fim de manter operante e auxiliar na segurança, alcançando os objetivos de combate à criminalidade no estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, 36 cidades foram contempladas com a solução. No total, entre pontos de cercamento eletrônico (duas câmeras em cada um) e de videomonitoramento, serão instaladas 525 câmeras e 30 salas de monitoramento das imagens, o que permite que os dados sejam compartilhados entre si para uma ação mais incisiva das autoridades. Toda essa inteligência de combinação de dados causa um impacto significativo no monitoramento e, consequentemente, na segurança de milhares de gaúchos. Veja as tecnologias implantadas:
- Videomonitoramento: o cercamento eletrônico é uma ferramenta estratégica. A solução é eficaz na prevenção ao crime e na resposta rápida a incidentes, podendo realizar um monitoramento abrangente para prevenir furtos, clonagens, furtos de veículos e outras atividades criminosas contra cidadãos. Tudo por meio de câmeras inteligentes instaladas nas ruas da cidade.
- Vídeoanálise: o software de análise de vídeo com câmeras inteligentes pode auxiliar na operação e no controle de situações específicas, simplificando operações, como o registro e o acesso de veículos e o controle de tráfego.
- Leitura de Placas: é um software inteligente que, utilizando recursos de OCR (Optical Character Recognition) para reconhecimento automático de caracteres, permite identificar placas de veículos e armazená-las em banco de dados para pesquisas imediatas ou futuras, permitindo associá-las a qualquer evento necessário, podendo gerar alarmes ou automatizar o ambiente.
- Software de Investigação Criminal: o Software de Investigação Criminal (Forense) implantado pela DGT é capaz de reduzir o tempo de visualização de um determinado vídeo para fins de análise forense (investigativa) – a redução é de horas para minutos de vídeo. Essa redução de tempo é possível devido à criação de um “resumo” do vídeo, que permite a visualização do operador de vários eventos ocorridos em momentos diferentes sendo mostrados simultaneamente.
Resultados
Com as soluções da DGT para a modernização da Secretaria da Segurança Pública, o órgão conseguiu agir de modo mais efetivo no combate ao crime. Trata-se do maior projeto integrado que o Estado do Rio Grande do Sul licitou, que envolveu uma grande complexidade de execução. Porém, os resultados causaram um impacto muito positivo na vida de milhares de gaúchos. Uma das autoridades envolvidas no projeto, o Major Simões, relata que “a implantação do cercamento eletrônico trata-se de avanço importante para o aumento da eficiência dos sistemas de videomonitoramento. Junto com outras ações, como a Operação Desmanche e a inteligência policial, o cercamento contribui decisivamente para a redução dos crimes de furto e roubo de veículos e para a elucidação de práticas delituosas que tem o veículo como meio”. Para se ter uma ideia do impacto do uso das novas tecnologias, em 2020, o Estado do Rio Grande do Sul registrou uma diminuição de 39,8% de veículos roubados em relação ao ano anterior. Conforme salienta o vice-governador e secretário da Segurança Pública, o delegado Ranolfo Vieira Júnior, “Esta é uma importante ferramenta tecnológica que vem para auxiliar na redução do furto e roubo de veículos”. E com a parceria entre DGT e SSP, o número de furtos e roubos tende a diminuir ainda mais.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.