O controle de acesso pro software é uma tecnologia cada vez mais usada por organizações públicas e privadas para reforçar a segurança. E essa tendência ficou ainda mais forte com o salto de transformação digital proporcionada pela pandemia de coronavírus.
Construir uma instalação resiliente e uma estratégia de segurança que resista às adversidades nunca foi tão importante. E a tecnologia é a grande aliada dos gestores neste momento.
Quer entender melhor por que o controle de acesso por software pode ser considerado as chaves do futuro? Então confira logo a seguir.
A evolução do controle de acesso por software
A última década tem sido marcada pela inovação em tecnologias de controle de acesso. Normalmente, o controle de acesso tem sido uma indústria de movimento lento, mas houve uma grande mudança devido à clara demanda do cliente e à necessidade de melhores experiências de controle de acesso.
Uma pesquisa de 2019 com 473 diretores, gerentes e consultores de segurança conduzida pela revista HID Global and Security Management identificou as principais preocupações de controle de acesso na época:
- Integração com sistemas legados (45%)
- Aproveitamento de recursos em novas tecnologias (39%)
- Proteção contra vulnerabilidades crescentes (38%)
- Conveniência do usuário e taxa de transferência nas entradas (36%)
- Tornar os processos de acesso físico mais simples com administração digital
Enquanto isso, o relatório de final de ano de 2019 da Imperial Capital, que acompanha a indústria de segurança, conclui que o setor de identidade e autenticação superou todos os outros setores de segurança entre 2018 e 2019, com um ganho de 35,1% nos múltiplos de avaliação da empresa.
De acordo com esse relatório, a tecnologia de identidade e autenticação – de software a equipamento biométrico – continua a amadurecer, conforme evidenciado por sua crescente adoção por uma série de programas governamentais e de defesa em resposta ao aumento de ameaças à segurança.
Por que o controle de acesso se tornou tão importante?
O controle de acesso é parte integrante dos sistemas de segurança física, e várias empresas estão desenvolvendo tecnologias de ponta para atender à necessidade de tecnologias de acesso mais sofisticadas e seguras.
O objetivo é tornar o acesso o mais simples e conveniente possível para indivíduos com autorização, sem comprometer a segurança destinada a prevenir invasores indesejados.
Tendências do controle de segurança por software
Quer entender melhor quais são as principais tendência do controle de segurança por software? Então confira:
1. Integração com smartphones
Uma tendência é o uso de smartphones como crachá de segurança para controle de acesso. Em vez de carregar um token de identificação separado que pode ser perdido ou esquecido, os funcionários podem fazer o check-in com um dispositivo que já carregam.
Outro desenvolvimento nessa área é a pulseira inteligente, uma peça de tecnologia vestível usada em alguns hotéis para permitir que os hóspedes acessem seus quartos, paguem as compras e façam o check-in nas redes sociais.
2. Técnicas de controle de acesso biométrico para segurança elevada
A tecnologia do controle de acesso por software pode ser usada para aumentar a conveniência e a segurança. Os leitores podem usar a identificação de impressão digital, facial e até mesmo de veia para fornecer controle de acesso.
O reconhecimento de impressão digital é a tecnologia biométrica mais comum. É relativamente simples e custa menos para implementar do que outras formas de segurança biométrica. Em alguns casos, vários métodos de identificação biométrica são combinados para uma segurança ainda maior. Essa tecnologia é combinada com um ID de telefone móvel como uma medida de segurança duplicada.
3. Gerenciamento de múltiplos dispositivos em uma única plataforma
Quer você tenha uma grande casa ou vários escritórios, a integração da segurança física e tecnológica em um sistema coeso permite a operação eficiente de toda a segurança a partir de um único ponto.
Para o local de trabalho, a integração de segurança significa que serviços distintos, como câmeras de segurança e monitoramento de incêndio, são combinados com itens restritos, como RH e registros de pessoal, em um único sistema. Em caso de incêndio ou arrombamento, o sistema integrado de segurança alertaria o pessoal de emergência e a equipe de gestão, ao mesmo tempo em que atuaria no fechamento do acesso às áreas sensíveis e no monitoramento da movimentação das pessoas que ainda estão no prédio.
Você já sabia da importância do controle de acesso por software para as organizações? A DGT possui diversas soluções inteligentes que podem ajudá-lo a reforçar a segurança na sua empresa. Visite nossa página!