Case de Sucesso: Cercamento Eletrônico/Videomonitoramento (Cuiabá-MT)

Maurício Loeser

17 de junho de 2021

Histórico

A região Oeste de Mato Grosso tem diversas marcas históricas e um enorme potencial econômico, sendo fronteiriça no território brasileiro, cortada por uma rodovia federal que interliga a capital Cuiabá ao estado vizinho de Rondônia, funcionando como uma parte integradora da região. Conta com uma extensão territorial de 101.533,91 km² em seus 22 municípios, tem uma altitude máxima de 600 metros e uma distância máxima da capital de 656 km.

Desafios

Observando os números de ocorrências no ano de 2018, foram registrados, no período de abril a agosto, na região do Centro Político Administrativo, 213 ocorrências. Posteriormente, no ano de 2019, no mesmo período, foram registradas 284 ocorrências, um aumento de 33%.

Solução

Videomonitoramento: No município, foram implantados 26 pontos de videomonitoramento, sendo todos com câmeras PTZ, uma solução de segurança eficaz que protege as vias públicas, sendo possível captar placas de veículo em longas distâncias, tornando, assim, mais qualificada a atuação dos órgãos responsáveis. Dessa forma, foi garantida a segurança das pessoas e da cidade como um todo.

Cercamento eletrônico: São 7 pontos de cercamento eletrônico, sendo cada um composto por duas câmeras fixas, com software inteligente integrado à câmera, sendo possível detectar veículos pela placa, tipo, cor e velocidade. Assim, são registradas imagens nítidas de placas de veículos no período noturno, monitorando inclusive tráfego na contramão, em locais proibidos, como em cima de uma calçada ou acostamento. Esse sistema garante imagens em tempo real e alta disponibilidade para operação em momentos críticos, o que garante aos agentes de segurança efetividade na operação do sistema. As câmeras projetadas servem como importante ferramenta no caso de ocorrência de eventos, além de servir de elemento ostensivo para coação de possíveis delitos na área de monitoramento.

Software: O software inteligente de monitoramento e gravação projetado é baseado em redes TCP/IP com capacidade de controlar e visualizar imagens de câmeras conectadas por servidores de vídeo, bem como gravar as imagens para posterior pesquisa e recuperação coletiva. Além disso, o software é dotado da capacidade de realizar análises de vídeo utilizando recursos de OCR (Optical Character Recognition) para reconhecimento automático de caracteres e é capaz de identificar placas de veículos e armazená-las em banco de dados para pesquisas imediatas ou futuras, permitindo associá-las a qualquer evento necessário, podendo gerar alarmes ou automatizar o ambiente. Ao optar por softwares inteligentes, eles podem trabalhar ao seu favor, simplificando processos e reforçando a segurança com o máximo de eficiência.

Fonte: CIOSP/CICC

Resultados

Logo se observa que, com a implantação das câmeras analíticas e o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCRs) no Centro Político Administrativo em 2020, houve uma redução de mais de 60% no quantitativo de ocorrências na região no mesmo período do ano anterior.

Assim, a eficiência das câmeras de monitoramento e de OCR tem sido essencial para elucidar os episódios que ocorrem na região e evitar crimes ou acidentes que venham a ocorrer.

Dessa forma, são várias as situações na região que estão sendo esclarecidas com apoio das imagens das câmeras, tais como veículos com queixa de roubo, pessoas com mandado de prisão em aberto, acidentes de trânsito, incêndio em veículo, acompanhamento de manifestações, dentre outras; assim, o videomonitoramento tornou-se uma ferramenta essencial para o serviço dos policiais e para a segurança dos servidores e cidadãos que elaboram suas atividades diárias no Centro Político Administrativo.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *