Case de Sucesso: Queda de 16% no roubo a pedestres (Porto Alegre-RS)

Lucas Arruda

13 de outubro de 2021

Infelizmente, todos nós conhecemos alguém que teve seus óculos, bolsa, gargantilha ou afins tomados da mesma forma por delinquentes nas ruas, isso quando nós mesmos não fomos a vítima do furto.

Felizmente, esse tipo de delito tem se tornado menos comum nos bairros de Porto Alegre. Conforme noticiado na ZH (link aqui), a reportagem apresenta dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que mostram uma queda de 16% nos roubos a pedestres na cidade no período de janeiro a julho de 2021.

A DGT trabalha com diversas soluções inteligentes que oportunizam uma maior segurança para os espaços públicos e um lugar para viver melhor para a população. Nesse caso específico, a parceria entre a DGT e a Secretaria da Segurança Pública se dá na implementação de 75 câmeras com inteligência artificial nas ruas da cidade de Porto Alegre posicionadas em pontos estratégicos.

O serviço de videomonitoramento urbano inteligente da DGT e suas tecnologias fizeram parte desse progresso, fornecendo um sistema que possibilita a vigilância 24 horas dos espaços públicos e privados, além de auxiliar a polícia da capital a monitorar, de forma inteligente e inovadora, a ação dos delinquentes, garantindo uma cidade mais protegida.

O sistema consiste em equipamentos de captação em alta definição dotados de inteligência artificial com tecnologias de detecção de faces e análise forense embarcadas que auxiliam na identificação desses furtos dentro das cidades, facilitando posteriores ações da polícia. Além disso, representa uma presença constante da polícia, ajudando a inibir a ação dos criminosos.

A ferramenta também é capaz de auxiliar a Secretaria da Segurança Pública em outras situações específicas, como simplificando operações de registros de veículos, pessoas, análise de cenários, acesso e controle de tráfego, dentre outras métricas de operação e controle.

Entregando uma potente ferramenta a serviço da Brigada Militar, a estratégia alinha inteligência e tecnologia. Por isso, a parceria entre a DGT e a polícia tem conseguido proporcionar aos cidadãos uma capital mais segura, para que todos possam voltar a caminhar tranquilamente pelas ruas da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *