Como criar um ecossistema que mantenha os cidadãos seguros?
As autoridades de segurança pública, policiais e serviços de emergência têm a tarefa de proteger moradores e visitantes de uma cidade. Isso significa implementar tecnologias e processos que não apenas combatam o crime e mantenham os cidadãos seguros, mas também permitam uma resposta rápida a situações de emergência.
Dadas as restrições orçamentárias do setor público, soluções tecnológicas inovadoras e escaláveis provaram ser vitais para melhorar a segurança dos cidadãos e otimizar recursos. A implementação de soluções de vídeo e áudio em rede é fundamental para construir um ecossistema de cidade inteligente que melhore a eficiência na segurança do cidadão, gestão de emergências e investigações criminais.
Confira a seguir como criar um ecossistema que mantenha os cidadãos seguros!
Criando um ecossistema que mantém os cidadãos seguros
1. Melhoria da segurança do cidadão no dia a dia
Cada vez mais, as cidades usam câmeras videomonitoramento para coletar dados que os ajudam a tornar a cidade mais segura para todos. Com um grande número de câmeras monitorando ambientes complexos com pessoas, veículos e objetos em constante movimento, uma enorme quantidade de dados é gerada a partir da vida da cidade todos os dias. A análise dos dados por meio de vários painéis fornece insights importantes que permitem que os tomadores de decisão protejam rapidamente o planejamento de segurança pública.
As câmeras têm sido usadas para deter crimes há muito tempo. A simples presença de uma câmera como “testemunha digital” pode fazer com que os infratores repensem suas ações. No entanto, o áudio também pode ser uma ferramenta poderosa de dissuasão, tanto sozinho quanto em combinação com o vídeo. Uma câmera pode emitir um aviso de áudio automatizado para um intruso ou alertar um operador para dar um aviso ao vivo usando o sistema de áudio. Isso geralmente desencoraja o infrator, evitando a necessidade de medidas de segurança adicionais, como o envio de equipes de segurança ao local – otimizando recursos e tornando a cidade mais segura.
Hoje, as soluções inteligentes de vigilância por vídeo também podem ser usadas para detectar multidões, contar pessoas, medir o distanciamento social e coletar informações para o planejamento urbano para melhorar a segurança.
2. Preparação para situações de emergência
Em uma emergência, cada segundo conta. Entretanto, os serviços de emergência e segurança só podem reagir tão rapidamente quanto o sistema que os informa. Para responder de forma eficaz, eles exigem uma compreensão detalhada de uma situação e ameaças potenciais antes de chegarem ao local.
Um sistema de videomonitoramento inteligente fornece consciência situacional para colaborar com a polícia e os serviços de emergência – permitindo ver, acompanhar e gerenciar um incidente ou emergência em tempo real. Por exemplo, se um incêndio for relatado, os operadores podem acessar as câmeras na área para obter mais detalhes sobre onde está, se está se espalhando rapidamente e se alguém está ferido. Essa percepção pode ser compartilhada com os serviços de emergência antes que eles cheguem ao local para que eles possam gerenciar o incidente e ajudar aqueles que precisam de ajuda imediatamente na chegada.
3. Apoiar e acelerar as investigações criminais
Evidências de vídeo e áudio podem ser cruciais para a aplicação da lei para resolver crimes e condenar suspeitos. Um ecossistema de cidade pode incluir uma variedade de câmeras e soluções de IoT para capturar essas evidências.
Além disso, as soluções de vídeo desempenham um papel central na pesquisa forense. Um desafio comum para os operadores de segurança é gerenciar o tamanho dos sistemas de vigilância por vídeo nas cidades: é difícil encontrar as informações e evidências necessárias. Soluções de câmera inovadoras, usando uma combinação de análise de vídeo, podem ajudar os operadores de vigilância a detectar incidentes ou encontrar um suspeito rapidamente.
As agências de aplicação da lei também podem usar a tecnologia de vigilância por vídeo para pesquisar padrões de comportamento ao longo do tempo. Um sistema inteligente coleta e agrega dados, como volume e padrões de tráfego, estatísticas de ocupação e tempos de permanência – apresentando-os em painéis fáceis de usar com gráficos, mapas de calor e tabelas. Com esses dados estatísticos de tendência, você pode comparar o que é normal e configurar alertas em tempo real para sinalizar anomalias.
Você gostou das dicas para criar um ecossistema inteligente para manter os cidadãos seguros? A DGT possui diversas tecnologias de ponta para colocar isso em prática na sua cidade. Visite nosso site e confira!00
Deixe um comentário