O papel da tecnologia para agilizar o atendimento de ocorrências e emergências
Os planos de ação para resposta a ocorrências e emergências estão atualmente em um ponto em que precisam se adaptar às novas tecnologias disponíveis. À medida que novas ferramentas continuam surgindo, elas podem ser usadas e adaptadas especificamente para uso em planos de resposta a emergências.
Ou seja, a tecnologia usada para situações de emergência continua avançando para fornecer respostas mais eficientes e rápidas às chamadas – sejam elas da polícia, bombeiros, resposta médica ou qualquer outra resposta que demanda agilidade.
Quer entender melhor o papel da tecnologia para agilizar o atendimento de ocorrências e emergências? Confira logo a seguir!
6 usos da tecnologia para agilizar o atendimento de ocorrências e emergências
1. Tecnologia vestível
A tecnologia vestível (Wearable Technology) é o uso de dispositivos eletrônicos avançados em roupas, calçados e acessórios – como relógios inteligentes ou mochilas com bateria para recarga de aparelhos. Porém, essa tecnologia não é usada apenas para monitoramento de condicionamento físico ou envio de mensagens.
Nos últimos anos, os dispositivos vestíveis estão sendo usados para ajudar os serviços de resposta a emergências a reduzir os tempos de resposta. Por exemplo, smartphones e smartwatches podem ser usados para fornecer assistência remota às equipes de resposta a emergências, coletando informações ou tornando a resposta mais organizada. Esse tipo de tecnologia é de fácil acesso e pode ajudar a identificar pessoas e informações com mais facilidade.
2. Drones
O uso de drones em situações de emergência tem despertado mais interesse nos últimos anos, especialmente com grandes desastres – como inundações. Esse tipo de tecnologia é útil quando é necessário acessar situações difíceis e manter os serviços de emergência seguros durante a coleta de informações.
Quando se trata de bombeiros e paramédicos, os drones podem se antecipar a uma situação e produzir um feed ao vivo da situação de emergência em questão. Ou seja, o uso de drones melhora a segurança, economiza tempo e até economiza dinheiro, além de facilitar o acesso a pequenos espaços onde outros métodos não chegariam.
3. Sistemas de Informação Geográfica
As equipes de resposta precisam ser capazes de entender não apenas onde uma situação está ocorrendo, mas também o terreno e a infraestrutura ao redor da área. Os sistemas de informações geográficas podem ajudar a reduzir os tempos de resposta a emergências, fornecendo informações do local com precisão.
O uso de diversas ferramentas de mapeamento e tecnologia geográfica pode auxiliar nesse processo. Usando mapas, aplicativos móveis e dados, as equipes de resposta podem se preparar para emergências levando em consideração a geografia.
4. Softwares de gerenciamento de emergência
Atualmente, existem softwares baseados na nuvem que são projetados especificamente para o atendimento de ocorrências e emergência. Na prática, essas soluções reúnem vários recursos para simplificar o gerenciamento de emergências e troca de informações.
5. Ajuda de mídia social
A mídia social é mais do que apenas se conectar com amigos e postar fotos. A tecnologia se desenvolveu ao longo dos anos para ser uma caixa de chamada digital para cenários de emergência, comunicando-se com o público durante desastres.
Os departamentos de polícia e bombeiros podem usar plataformas como Facebook, Twitter e Instagram para manter o público atualizado sobre as situações, ao mesmo tempo em que se conectam a outros serviços de emergência para obter as informações mais recentes. Isso ajuda a reduzir os tempos de resposta e agilizar todo o processo.
6. Videomonitoramento inteligente
Um sistema de videomonitoramento inteligente é outra estratégia que pode ser usada para agilizar o atendimento de ocorrências e emergências. Esses sistemas permitem a coleta de imagens em tempo real e geram informações importantes para a resposta a situações.
A Análise de Vídeo com Câmera Inteligente analisa e entende informações a partir de imagens em movimento. E o melhor: em todos os tipos de condições meteorológicas, como nevoeiro, chuva e neve. Essa funcionalidade garante uma maior precisão e eficiência em situações de velocidade.
Além disso, a tecnologia possibilita o acompanhamento de áreas sensíveis, que podem ocasionar catástrofes naturais, e áreas críticas de moradia; o monitoramento de rios e fluxos de água em rede de esgotos; o acesso a informações climáticas; e muito mais. Tudo para ajudar ainda mais a cidade por meio de informação.
Você já conhecia o papel da tecnologia para agilizar o atendimento de ocorrências e emergências? A DGT possui um portfólio de soluções inteligentes para a sua cidade. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo!
Deixe um comentário