Qual é a relação entre as cidades inteligentes e Defesa Civil?

Lucas Arruda

20 de junho de 2022

Você sabia que a tecnologia usada em cidades inteligentes pode beneficiar a Defesa Civil? O objetivo da modernização das cidades é justamente produzir ganhos nas mais diversas áreas – e a segurança dos cidadãos é uma das prioridades.

A Defesa Civil desenvolve um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas para evitar desastres ou minimizar seus impactos, certo? Com o auxílio das tecnologias certas, esse trabalho é facilitado e ganha eficiência.

Em uma era de desenvolvimento de cidades inteligentes, os governos municipais agora têm a capacidade de alavancar o número crescente de tecnologias de segurança para criar ambientes mais seguros para seus residentes de maneira econômica.

Quer entender melhor a relação entre as cidades inteligentes e Defesa Civil? Então confira logo a seguir!

Segurança inteligente

Os habitantes de qualquer área – moradores, empresas, escolas, governos, visitantes – já têm a capacidade de se conectar via internet. Dispositivos móveis, computadores, relógios, fones de ouvido, lâmpadas, tocadores de música, semáforos, dispositivos vestíveis, aviões e muito mais estão se comunicando e se conectando cada vez mais, oferecendo maior valor e serviços mais eficientes.

Conhecida como a “internet das coisas”, essa conectividade continua crescendo entre as pessoas e os dispositivos que as cercam. E essa tecnologia pode ajudar os governos a se tornarem mais responsivos às necessidades de seus residentes, empresas e visitantes. Com um uso estratégico e ponderado da internet, tecnologia, dados e sensores, as cidades estão se tornando mais inteligentes.

Desde o planejamento de padrões de semáforos para acomodar um aumento de tráfego até a diminuição no tempo de resposta e um desastre, as tecnologias de segurança já em uso podem ser aproveitadas para fornecer informações que podem melhorar o uso de recursos – tornando as coisas mais eficientes, aprimorando o desenvolvimento econômico e aumentando a segurança pública.

Tecnologias que beneficiam a Defesa Civil

Uma variedade de tecnologia existente pode ser aproveitada com ferramentas emergentes, e as aplicações são ilimitadas. A combinação de software, hardware, serviços de localização, internet e sensores pode aumentar a habitabilidade das áreas urbanas e melhorar a eficiência dos serviços locais.

Várias tecnologias relacionadas à Defesa Civil fornecem uma base para criar benefícios reais nas cidades inteligente. Veja só algumas delas:

Sinalização digital

As comunidades já contam com sinalização clara para avisos públicos, fluxo de trânsito, turismo e informações de emergência. A incorporação de sinalização digital mais inteligente vai além da simples exibição de informações e pode fornecer informações interativas e em tempo real para ajudar o público a encontrar seu caminho.

Além disso, em situações de emergência, a sinalização digital fornece informações para saídas e áreas seguras. A tecnologia de sinalização inteligente permite atualizações rápidas de notícias, alertas de emergência e previsão do tempo. Os quiosques públicos digitais podem incorporar mensagens direcionadas com base em dados demográficos, adicionando mais um nível de segurança.

Vigilância

As áreas urbanas existentes e a infraestrutura da cidade normalmente incluem uma rede de câmeras de vigilância por vídeo que cobre áreas públicas. A atualização e a instalação de tecnologias mais recentes de vigilância digital e armazenamento de dados podem melhorar significativamente a capacidade de uma entidade de responder ou até mesmo prevenir crimes, aumentando assim a segurança pública.

As câmeras de vigilância inteligentes agora podem incorporar softwares analíticos para identificar contrafluxo (pessoas ou veículos em direções opostas ao esperado), excesso de velocidade, pacotes ou malas deixados sem movimento por um período de tempo, e até mesmo formas irregulares em humanos que podem indicar que estão escondendo algo. Eles também podem ser usados proativamente para fornecer monitoramento em tempo real de áreas e eventos lotados – como shows, convenções e aeroportos.

Iluminação inteligente

Os avanços na iluminação urbana foram muito além da eficiência energética. A iluminação agora pode ser incorporada à infraestrutura de segurança mais ampla usando ativos já existentes encontrados em praticamente todas as esquinas.

As luminárias em ambientes urbanos podem integrar tecnologias e sensores inteligentes para rastrear o tráfego de pedestres e ruas, até mesmo para coletar amostras de qualidade do ar. A iluminação pode ser operada remotamente para ajudar a dispersar as multidões em eventos ou alterar o brilho durante as horas de baixo tráfego para reduzir o uso de eletricidade em espaços públicos.

A atualização das redes de iluminação permite monitoramento adicional relacionado ao crime, como a detecção de tiros em áreas urbanas ou ao redor de escolas. Com alto-falantes integrados de alta qualidade, os postes de luz podem servir como sistemas de notificação em massa em casos de emergência.

Coordenação de dados

À medida que as comunidades começam a implementar tecnologias mais inteligentes, novas informações podem ser coletadas sobre fluxos de tráfego, atividades públicas, clima, crimes e muito mais. Ao coletar e compartilhar essa percepção entre as partes interessadas relevantes, a segurança dos bairros pode ser aumentada exponencialmente, acelerando a resposta e a eficiência geral das operações da cidade.

Sensores e dispositivos físicos, como vídeo digital e iluminação, se tornarão ativos da cidade. Em vez de ter departamentos municipais trabalhando em silos ou usando tecnologia autônoma que não se comunica com outros ativos, cidades inteligentes eficazes estão integrando vigilância e fluxos de dados para criar uma plataforma centralizada acessível a serviços de emergência e departamentos municipais.

 

Você já conhecia a relação entre cidades inteligentes e Defesa Civil? Quer levar os benefícios das tecnologias para a sua cidade? Então conheça as soluções da DGT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *