O sistema de cercamento eletrônico é uma tecnologia cada vez mais usada para reforçar a segurança pública. O conjunto de câmeras inteligentes são implantadas em uma variedade de ambientes – incluindo áreas públicas, infraestruturas públicas, edifícios comerciais e muito mais.
Na maioria dos casos, o cercamento eletrônico pode ser usado para uma finalidade dupla: para monitoramento em tempo real de ativos físicos e espaços; e para revisar as informações de vídeo coletadas e planejar medidas de segurança.
Mas em que situações o cercamento eletrônico é indicado? Descubra logo a seguir!
O que é o cercamento eletrônico?
O cercamento eletrônico pode ser entendido como um sistema de monitoramento por câmeras que conta com tecnologia inteligente. A partir de hardware e software avançados para a detecção e análise de imagens, torna-se possível identificar possíveis infrações de forma automática.
Na videovigilância tradicional, o fator humano é fundamental para uma análise adequada das imagens e vídeos oferecidos pelo sistema, a ponto de serem necessárias várias pessoas, em diversos turnos, para realizar este trabalho. Porém, o aumento constante do número de câmeras utilizadas nos sistemas de segurança e análise de vídeo torna a análise humana incompatível com esse trabalho.
O cercamento eletrônico é eficaz para lidar com o que em um sistema tradicional é uma sobrecarga de informações, uma vez que pode monitorar e processar rapidamente um grande número de imagens. Dessa forma, as cidades conseguem ter mais controle e segurança nas ruas.
Vantagens do cercamento eletrônico
A análise inteligente de vídeo facilita o processamento de vídeos em tempo real e gravados e detecta qualquer atividade que possa ser considerada suspeita, além de distinguir pessoas de objetos e até mesmo diferenciar padrões de comportamento. Estas são as principais vantagens relacionadas ao uso deste sistema:
- Maior eficiência. Um sistema de cercamento eletrônico grava e armazena um volume maior de vídeos do que os sistemas tradicionais. Mas não só – a qualidade das imagens é muito superior. Por outro lado, ao contrário do que acontece sob supervisão humana, o sistema não apresenta erros que possam ser atribuídos a fadiga ou problemas semelhantes.
- Monitoramento remoto. Basta uma conexão com a internet para ter acesso às imagens e dados disponibilizados pelo sistema. Tanto as imagens ao vivo quanto as gravadas podem ser acessadas de vários dispositivos.
- Alta escalabilidade. Novas câmeras podem ser facilmente adicionadas a sistemas inteligentes de vigilância por vídeo, mantendo o mesmo nível de eficiência.
- Alarmes inteligentes. Visualizar cada hora de captura da gravação pelas câmeras de um sistema de videovigilância não é apenas extenuante, mas também ineficaz. O sistema de cercamento eletrônico não só cuida dessa tarefa, mas também detecta atividades incomuns e comportamentos específicos – gerando alarmes e enviando-os às equipes de vigilância.
- Segurança nas cidades. Eficaz na prevenção de crimes e atendimento rápido de ocorrências, uma solução de cercamento eletrônico possibilita um monitoramento completo, evitando crimes como furtos, clonagens, roubos de veículos e outras práticas contra o cidadão.
Quando é indicado o cercamento eletrônico?
O cercamento eletrônico pode melhorar a eficiência das câmeras de vigilância para finalmente cumprir seu papel na segurança e melhorar a vida em sociedade. A vigilância por vídeo inteligente pode detectar uma ameaça em tempo real ou identificar um comportamento incomum e suspeito. Em seguida, ele pode enviar automaticamente um alerta, desencadeando a reação pretendida (por exemplo, intervenção humana, mensagem de voz dissuasiva, etc.).
Além disso, o cercamento eletrônico ainda é indicado em diversas outras situações:
- Reconhecimento visual para prever um perigo potencial, como uma colisão em vias públicas, ou detectar funcionários que não estão usando equipamentos de segurança em canteiros de obras.
- Gerenciamento e controle dos estacionamentos.
- Mais agilidade e eficiência na identificação de delitos – incluindo rapidez no plano de ação.
- Leitura de placas de veículos em via pública para identificar potenciais irregularidades – incluindo casos de roubo ou furto.
- Na iniciativa privada, o reconhecimento visual também pode contribuir para identificar o comportamento dos visitantes e consumidores.
Você já conhecia os principais usos do cercamento eletrônico? Quer entender melhor todos os benefícios dessa tecnologia? Então conheça a solução de cercamento eletrônico da DGT!