5 vulnerabilidades de segurança que merecem sua atenção

Lucas Arruda

26 de setembro de 2022

Definir a segurança cibernética como uma prioridade para proteger seus ativos de negócios é inegavelmente essencial na era moderna. No entanto, isso pode levar organizações de todos os tamanhos a negligenciar a segurança física de suas instalações – o que pode gerar várias vulnerabilidades de segurança.

É melhor aprender com os erros dos outros do que cometê-los você mesmo, certo? Então aqui estão as principais vulnerabilidades que merecem sua atenção. Confira!

Principais vulnerabilidades de segurança que merecem sua atenção

1. Foco na estética e negligência da proteção

Você pode pensar que, ao manter os sistemas de segurança fora da vista do público, você mantém o apelo estético de suas instalações, mantendo-as seguras contra ladrões.

No entanto, um dos principais motivos pelos quais ativos como câmeras de segurança e soluções de alarme são úteis é porque eles impedem que terceiros maliciosos ataquem suas instalações em primeiro lugar.

Portanto, em vez de tentar disfarçar esse equipamento, certifique-se de que ele esteja totalmente visível. Você ainda pode ter soluções de segurança discretas ao lado delas, mas não deixe seu olhar para o design arquitetônico atrapalhar a praticidade.

2. Ação de uma abordagem de tamanho único

Se você não estiver adotando uma abordagem de segurança em camadas, recursos valiosos podem ficar vulneráveis. É melhor ter vários níveis de segurança, dependendo da importância do ativo que está sendo protegido.

Por exemplo, você pode permitir que membros do público entrem em sua área de recepção sem verificações adicionais, mas impedi-los de entrar em outras áreas por meio do uso de tecnologias de controle de acesso – como escaneamento biométrico

3. Concentrar-se na porta da frente e ignorar outras entradas potenciais

Todas as instalações comerciais terão vários pontos de entrada e precisam ser tratadas igualmente em termos de segurança.

É vital instalar controles de acesso para gerenciar a entrada de pessoas em todas as entradas e reforçar a proteção das janelas para evitar que isso seja um elo fraco. Além disso, garanta que a cobertura de videomonitoramento englobe todas as áreas que possam permitir a entrada indesejada.

4. Não treinar os funcionários adequadamente

Mesmo que você tenha toda a tecnologia e sistemas de segurança no lugar, eles não funcionarão como pretendido, a menos que os membros da equipe que usam suas instalações no dia a dia estejam informados sobre como aproveitá-los.

Para evitar isso, procure criar um programa de treinamento para analisar políticas e práticas de segurança recomendadas e também forneça documentação que todos os funcionários possam consultar se tiverem alguma dúvida ou preocupação.

Além disso, aderir aos protocolos de segurança e usar os sistemas deve ser universal. Não pode ser uma regra para alguns funcionários e outra regra para os funcionários de cargos superiores.

5. Esquecer a sobreposição entre o físico e o digital

É errado pensar na segurança física e na segurança digital da sua empresa como duas entidades totalmente separadas. Na realidade, há bastante cruzamento entre eles, e você não pode se arriscar onde recursos tecnológicos vitais estão em jogo.

Por exemplo, se uma pessoa puder obter acesso físico às suas instalações, ela poderá comprometer sua rede interna – seja por meio de uma porta com fio ou de um ponto de acesso sem fio. Assim, considerar onde esses recursos são colocados no local é necessário como parte da segurança física.

Aproveite todo o potencial da tecnologia

Há sempre o potencial de sua empresa ser vítima de uma violação, seja em suas instalações físicas ou em seus ativos digitais. O que você deve fazer é montar uma defesa adequada e econômica – além de se preparar para lidar com as consequências de um roubo ou incursão bem-sucedida para que a continuidade operacional seja preservada.

Para minimizar os riscos para o seu negócio, a tecnologia é sua grande aliada. São várias as soluções de alta performance que podem ajudá-lo a acabar com as vulnerabilidades de segurança.

Quer encontrar as melhores tecnologias em segurança para a sua empresa? Então conheça as soluções da DGT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *