Case de Sucesso: Solução de Monitoramento Inteligente (Porto Alegre-RS)

Lucas Arruda

26 de maio de 2021

Histórico

Porto Alegre é  um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Com uma área de quase 500 km² e uma população de 1 479 101 habitantes, possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago: o Guaíba. Sede da maior concentração urbana da região Sul e quinta mais populosa do Brasil, desenvolveu-se com rapidez e hoje abriga quase 1,5 milhão de habitantes dentro dos limites municipais e cerca de 4.276, 475 habitantes na região metropolitana.  A cidade enfrenta muitos desafios, sendo um deles  índices de crime elevados e crescentes problemas de trânsito.

Desafios

 Por se tratar de uma grande metrópole e por necessitar de uma segurança mais efetiva, inovadora e tecnológica a cidade tinha um índice muito alto de furtos e roubos de carros, sendo 1000 em um mês. DGT integrou soluções com inteligência artificial que transformaram os problemas sociais da cidade, como roubo e afins em estatísticas em pleno declínio, tornando Porto Alegre uma cidade mais segura, soluções que cada vez mais são utilizadas pelas cidades brasileiras. Ao integrar soluções de câmeras inteligentes pelas ruas da cidade, é possível ter um controle maior sobre tudo o que está acontecendo em tempo real, e o número de furtos e roubos reduziu em 70%

Solução

 Cercamento Eletrônico:   São 93 pontos de monitoramento de veículos que controlam 186 pistas, contemplando 100% das entradas e saídas do município e aumentando em 70% o monitoramento das vias internas, possibilitando assim, a redução de crimes, auxílio nas investigações policiais, obtenção de informações, identificação de veículos irregulares. Dessa forma, a placa do veículo pode ser capturada à distância, para que a atuação do órgão responsável seja mais qualificada. E assim garantir a segurança de pessoas e bens e ajudar a combater o crime.

Um exemplo: as câmeras do cercamento eletrônico também podem ser usadas para coletar informações e monitorar o comportamento de criminosos conhecidos em locais públicos (como ladrões de lojas em áreas públicas de varejo). Os operadores de câmeras muitas vezes passam a conhecer os rostos dos criminosos locais, e as câmeras se tornam uma forma de monitorar seus movimentos de uma maneira menos invasiva do que empregando policiais à paisana. Combate a sequestros, controle da mobilidade urbana.

Videomonitoramento:   Implantados em 75 pontos estratégicos de videomonitoramento com câmeras de alta definição dotadas de inteligência artificial com tecnologia de detecção de faces embarcadas que auxiliam na operação e controle de situações específicas, simplificando operações como registros de veículos, pessoas, análise de cenários, acesso e controle de tráfego, dentre outras métricas.

Resultados

 A implantação dessas tecnologias mostra através dos números a eficácia das soluções, o sistema de Porto Alegre conta com a tecnologia de reconhecimento facial, Inteligência AI, deep learning, sistema de OCR embarcados, tudo isso contribuiu para uma redução a criminalidade como mostram os números abaixo.

Os alertas do sistema são feitos pelo CEIC – Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre que faz a triagem diretamente e encaminha para as guarnições policiais averiguarem.

De 2018 a 2020, a ALPR – Sistema de Cercamento Eletrônico de Veículos de Porto Alegre contou com um número total de 2695 alarmes em funcionamento, que ajudaram a recuperar um total de 1036 veículos durante esse período de 2 anos, uma média de 38,4% de relação entre os alarmes ativos e veículos recuperados.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *