Como escolher um sistema de videomonitoramento para sua empresa?

Mauricio Loeser

19 de setembro de 2022

Um sistema de videomonitoramento pode dar tranquilidade às empresas e uma sensação adicional de segurança contra intrusos, roubo de equipamentos e dados. Mas os benefícios dessa tecnologia vão além da segurança. O videomonitoramento permite que você fique de olho na movimentação de materiais e funcionários, proteja funcionários e clientes, proteja dados e melhore a produtividade dos negócios.

Independentemente de você ter tido problemas de segurança no passado ou de querer melhorar a segurança de forma proativa, a instalação de um sistema de videomonitoramento para sua empresa aumentará a segurança, a eficiência e a credibilidade da sua empresa.

Mas como escolher um sistema de videomonitoramento para sua empresa? Confira logo a seguir!

Escolhendo o sistema de videomonitoramento para o seu negócio

Como os sistemas de vigilância por vídeo e a tecnologia estão avançando rapidamente, o mercado está saturado com várias alternativas. Não é fácil vasculhar a lista de produtos e escolher aquele para o seu negócio.

Para ajudá-lo neste momento, preparamos uma lista de pontos a serem lembrados ao escolher o sistema de videomonitoramento perfeito para o seu negócio.

1. Campo de visão da câmera

Um dos primeiros pontos que você deve considerar antes de contratar um sistema de videovigilância para o seu negócio é o tamanho da área que deseja monitorar. Ele lhe dará uma ideia correta sobre o número de câmeras que você pode precisar e o tipo de resolução da câmera necessária. Ao olhar para o campo de visão, escolha câmeras que forneçam melhor cobertura horizontal. Se a câmera capturar em um ângulo mais amplo, a área coberta também será maior.

Uma câmera que consiga capturar imagens com pelo menos 4 MP de resolução será boa para o seu negócio. Nessa resolução de imagem, as fotos de pessoas e objetos ficarão nítidas quando você aumentar e diminuir o zoom do quadro.

2. Tipo de câmera

A grande variedade de câmeras e sistemas de videomonitoramento disponíveis no mercado pode tornar o processo de seleção um pouco cansativo. Os sistemas de câmeras de vigilância por vídeo mais comuns disponíveis no mercado são câmeras Bullet, Térmicas, Dome e pan-tilt-zoom (PTZ).

3. Uso interno e externo

Embora as câmeras possam ser fixadas em locais internos e externos, é essencial considerar a localização exata antes de escolher a câmera. Se você estiver colocando a câmera ao ar livre, você deve selecionar câmeras que possam suportar condições externas adversas. Você deve escolher um sistema que possa resistir a vibrações sem afetar a qualidade da filmagem.

4. Detecção de movimento e análise

Um recurso comum em um sistema de vigilância por vídeo para sua empresa é a detecção de movimento, enquanto as versões mais avançadas do sistema de segurança também terão recursos de análise. Os recursos de análise incluem a distinção entre pessoas (homens, mulheres e crianças), veículos (caminhão, sedã, SUV e muito mais), eventos específicos, como brigas ou vandalismo, movimentos de veículos e muito mais.

Na versão superior do sistema de segurança, cada evento gerará uma resposta relacionada, como chamar a polícia ou enviar alertas para seu telefone.

5. Visão noturna

A visão noturna é outro recurso desejado em um sistema de videomonitoramento para sua empresa. Assim, as câmeras podem monitorar seus negócios mesmo após o horário comercial e enviar alertas instantâneos em horários de baixa visibilidade.

6. Capacidade de armazenamento

Enquanto uma parte de um sistema de vigilância para sua empresa é o monitoramento, a outra é a dissuasão e a evidência. Como você opera um sistema de vigilância 24 horas por dia, 7 dias por semana, você deve ter capacidade suficiente para armazenar as imagens. Invista em um sistema de câmera de maior capacidade para que você possa reter meses de filmagem se precisar rever as imagens.

Além da capacidade de armazenamento físico, procure sistemas de vigilância que também ofereçam armazenamento em nuvem. Com isso, é possível acessar as imagens armazenadas de locais remotos e analisá-las.

7. Sem fio ou com fio

As empresas geralmente optam por sistemas de vigilância com fio simplesmente porque são rápidos, oferecem tecnologia confiável e podem ser facilmente adaptados para atender às suas demandas comerciais específicas. Uma câmera sem fio é mais adequada para uso interno e residencial. No entanto, não há mal nenhum em tentar a opção sem fio se você acha que os fios reduzem o apelo estético do seu negócio.

Por outro lado, os sinais de comunicação podem ser interrompidos em um sistema com fio e as baterias precisam ser recarregadas constantemente.

8. Instalação e preços

Por fim, considere também a facilidade de instalação ao optar por um sistema de videomonitoramento para sua empresa. Além disso, você pode encontrar diferentes orçamentos e recursos oferecidos. Combine suas prioridades com as opções disponíveis antes de fazer sua escolha.

Você gostou das dicas para escolher um sistema de videomonitoramento para sua empresa? Conheça as soluções de alta performance da DGT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *