Como fazer o controle de objetos abandonados em empresas e cidades?

Lucas Arruda

24 de outubro de 2022

Os objetos abandonados podem causar uma grande apreensão, não é? Seja em vias públicas, aeroportos, shopping centers ou mesmo dentro de uma empresa, é sempre importante identificar prontamente esses objetos para evitar quaisquer perigos.

Em muitos casos, os objetos abandonados são apenas artigos perdidos pelos seus donos. Porém, não podemos deixar de lado os riscos relacionados a artigos que colocam em risco a integridade física de outras pessoas – como bombas.

A melhor forma de lidar com isso é adotando um bom controle de objetos abandonados. E a tecnologia desempenha um papel importante para colocar isso em prática. Confira mais informações logo a seguir!

A detecção de objetos abandonados e o videomonitoramento

Durante os últimos anos, a detecção de objetos abandonados emergiu como um tema quente na comunidade de vigilância por vídeo. Como consequência, uma infinidade de sistemas foi proposta para monitoramento automático de locais públicos e privados, abordando vários desafios que afetam o desempenho da detecção.

O desenvolvimento de sistemas automatizados de videovigilância está atraindo grandes interesses para o monitoramento de locais públicos e privados. À medida que esses sistemas se tornam maiores, observar efetivamente todas as câmeras em tempo hábil se torna um desafio, especialmente para locais públicos e lotados, como aeroportos, prédios ou estações ferroviárias. A detecção automática de eventos de interesse é uma característica altamente desejável desses sistemas para permitir focar a atenção em locais monitorados potencialmente de risco.

Os principais pontos que merecem uma atenção são os objetos abandonados e veículos estacionados ilegalmente – que também podem representar um risco para as pessoas. Portanto, sistemas de videomonitoramento inteligentes evoluem para conseguir identificar esses itens com uma precisão cada vez maior.

Videomonitoramento inteligente para o controle de objetos abandonados

Na prática, o videomonitoramento inteligente tem muito a contribuir com o controle de objetos abandonados. Veja só:

Detecção eficaz de objetos novos ou ausentes

Uma tecnologia para detectar objetos abandonados facilita o monitoramento de ativos valiosos localizados nas instalações protegidas. Ele detecta automaticamente um objeto ausente ou novo, monitora ativos valiosos que devem sempre ficar em determinados lugares. Normalmente, o detector de objetos abandonados é usado por sistemas de vigilância por vídeo instalados em locais públicos para fins de proteção contra o terrorismo. Além disso, o detector pode ser usado para estacionamentos e monitoramento de ativos físicos valiosos.

O sistema produz alertas sobre objetos ausentes ou novos

Quando o sistema identifica objetos abandonados ou ativos ausentes, você pode receber um alerta informando a situação – por e-mail, gravação de vídeo, alarme de áudio, entre outras opções.

Detecção por zonas

Outra possibilidade a ser explorada é a especificação de zonas de detecção na imagem de vídeo, pois na maioria dos casos não há necessidade de detectar movimento em todo o campo de visão da câmera. Assim, você pode excluir áreas onde a detecção de movimento não é necessária.

Conheça o videomonitoramento inteligente da DGT!

Você quer ter mais controle dos objetos abandonados? O Software de Videoanálise com Câmera Inteligente da DGT pode ajudá-lo!

Essa tecnologia auxilia no funcionamento e no controle de situações específicas, facilitando operações como registro e acesso de veículos, controle de tráfego, entre outros.

Conectadas as câmeras ao software que possibilita a videoanálise, o sistema começa a codificar o vídeo e buscar por ações incomuns. Os alertas são emitidos à equipe de monitoramento de forma automática toda vez que alguma situação diferente surgir.

> Análise de imagens. A Videoanálise com Câmera Inteligente analisa e entende informações a partir de imagens em movimento. E o melhor: em todos os tipos de condições meteorológicas, como nevoeiro, chuva e neve. Essa funcionalidade garante uma maior precisão e eficiência em situações de velocidade.

> Objetos abandonados e alertas. Com a tecnologia de Videoanálise com Câmera Inteligente, também é possível identificar objetos abandonados em locais predeterminados. Tudo sem nenhum controle pessoal, afinal, é possível gerar alertas automáticos no software para o operador.

Você já conhecia o papel do videomonitoramento inteligente no controle de objetos abandonados? Quer conhecer melhor as soluções da DGT? Então visite o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *